Tipos de links em SEO

Tipos de links em SEO – Conheça as definições de cada um deles

Tipos de links em SEONo trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é importante saber exatamente de que tipo de link em SEO estamos falando, pois cada um deles possui características próprias e afetam de forma diferenciada o trabalho de otimização de um site.

Como os conceitos são as vezes vagos ou circunstanciais, é bom definir claramente quais são as características técnicas dos cinco principais tipos de links em SEO.

O panorama atual de um profissional de SEO , os conceitos precisam estar bem claros, pois tudo envolvendo otimização atualmente é bastante técnico e não permite margem de avaliação.

Por isso a importância de conhecer as definições de tipos de links em SEO, para saber exatamente o que se está falando e suas consequências.

Definição dos tipos de links em SEO

Vejamos detalhadamente as definições dos tipos de links em SEO e qual suas principais características.

Internal Links

Este é um link de estrutura interna. São os Internal Links do site, a forma como as diversas páginas se relacionam em termos de links internamente. É considerado um dos fatores de estrutura de SEO mais importantes e de maior peso para se conseguir um bom posicionamento nas ferramentas de busca. São os links internos em SEO.

Outbound Links

Esses tipos de links em SEO são os links que saem do nosso site, ou seja os links para os quais estamos apontando em nosso site. Em nosso curso de SEO colocamos esse critério em uma situação de excelência, pois é um fator de posicionamento importante, principalmente depois das últimas atualizações do algoritmo do Google.

Manipular corretamente a distribuição de Link Juice entre as diversas páginas e seções é uma verdadeira arte. Um bom trabalho na criação e análise desse tipo de link pode render uma força extra no posicionamento das páginas. São os links externos em SEO.

a

Inbound Links

Os Inbound Links são atualmente o tipo de link mais importante em termos de SEO Offpage. São os links que surgem na Internet apontando para o seu site. É o resultado da estratégia de link building.

Embora não seja o único fator que influencia no posicionamento de um site nas ferramentas de busca, esse é um dos fatores de SEO mais relevantes. São os links apontando para o nosso site em SEO.

Reciprocal Links

Os Reciprocal Links são situações on de um site A cria um link para o site B e o site B cria um link para o site A.Essa é uma situação normal hoje em dia, onde é comum ver parcerias entre os sites.

Essa não é uma situação proibida pelo Google mas o seu excesso pode caracterizar uma tentativa de fraude no buscador, e acarretar penalizações. No dia a dia são conhecidos como links recíprocos de SEO.

Social Links

São considerados Social Links os links referentes a ações de bookmarking nas redes sociais. No SEO atual, os links obtidos a partir de ações em redes sociais são consideradas peças importantes em uma estratégia de Link Building.

A prova social tende a ter cada vez mais influência no cálculo de posicionamento de um site, portanto é importante acompanharmos atentamente esse tipo de link. São os conhecidos links de redes sociais em SEO.

Paid Links

Finalmente temos o vilão de todos, os Links Pagos em SEO. São os links criados por um site mediante acordo, vantagem ou pagamento. O uso de links pagos é muito mal visto pelo Google, e caso haja confirmação desse tipo de prática, o site pode ser penalizado ou até mesmo banido pelo Google.

É o tipo de estratégia que pode custar muito caro à sua estratégia de SEO, e o Google possui ferramentas que conseguem comprovar esse tipo de coisa, por isso simplesmente esqueça os links pagos em SEO.

Como você pode ver, existem diversos tipos de links no processo de otimização de sites para ferramentas de busca, e cada um deles possui características próprias que os diferenciam e posicionam em momentos distintos do processo de SEO.

Dependendo do tamanho do site, a análise de todos os links internos e externos pode se transformar em uma missão impossível de ser cumprida sem contar com ferramentas que automatizem o trabalho de coleta e organização de dados. É hora portanto de buscar uma boa ferramenta para fazer isso, como o Screaming Frog ou SEO Panel, que são gratuitas ou o SEO Spy Glass , ferramenta disponível no SEO Power Suite.

Favorite esse post para no caso de precisar conferir quais os tipos de links em SEO e quais suas definições.

Publicado originalmente no Blog da Academia do Marketing

SEO - Otimização de Sites

Social Media Optimization – O Que é SMO

Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em um conjunto de técnicas de SEO aplicadas a perfis em...

Mais Lidos em SEO

Últimas Publicações

Buscar no Site

Artigos Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here